Avançado em Tecnologia Cervejeira - POA

R$3.444,00

APRIMORAMENTO E APROFUNDAMENTO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Com a abertura das importações na década de 90, a relação do brasileiro com o consumo mudou consideravelmente.  Aliado a isso, e com a mudança no paladar dos consumidores em relação à cerveja, passaram a surgir no Brasil mais cervejarias artesanais. Para se ter uma ideia, na década de 90, as microcervejarias brasileiras não chegavam a 10.

Desde aquela época, surgiram diversas cervejarias, hoje reconhecidas e premiadas internacionalmente. Para se ter uma noção deste crescimento desde então, em 2005 o Brasil tinha aproximadamente 46 microcervejarias. Em 2015, este número chegou a 372 microcervejarias, representando um aumento de mais de 800%, em apenas 10 anos.

O curso Avançado em Tecnologia Cervejeira capacitará cervejeiros, operadores fabris e aspirantes à indústria cervejeira a necessidade das melhores práticas, condutas e técnicas de produção de cerveja.

Conteúdo programático e corpo docente reconhecidos em toda América Latina. Curso teórico e prático com desenvolvimento em campo, avaliação do aluno módulo a módulo, produção e avaliação da cerveja produzida no curso. Ao final, as três melhores notas serão premiadas.

CONTEÚDOS DO CURSO

Módulo I
– Aspectos Teóricos sobre Matérias Primas: Cevada, Malte e Malteação, Adjuntos Cervejeiros; Lúpulo; Água Cervejeira;
Módulo II
– Aspectos teóricos sobre a Produção de Mosto:  Moagem; Mostura; Clarificação do mosto; Fervura; Whirlpool, Resfriamento;
Módulo III
– Aspectos teóricos e práticos sobre Fermentação e Maturação: Controles e medidas da fermentação, possíveis defeitos e como corrigir;
– Estabilidade da cerveja: Adjuvantes e coadjuvantes, como utilizar, quais os existentes e quando utilizar;
Módulo IV
– Cálculos de Brassagem: Cálculos de matérias-primas (inclusive adjuntos), água primária e secundária, cálculo de dosagem de lúpulo e taxa de evaporação;
– Aspectos teóricos e práticos sobre Limpeza e Desinfecção: Tipos e uso de produtos para CIP, as etapas de sanitização, bem como os cuidados e controles na realização dos processos de limpeza e sanitização;
– Prática de produção de mosto: Produção em equipamento semi-automatizado da receita elaborada em aula, cálculo dos rendimentos e análise da performance do equipamento;
Módulo V
– Aspectos teóricos sobre filtração e carbonatação: prática de carbonatação, mensuração, métodos de correção quando necessário;

Datas:

07, 08, 09, 10, 11, 12 e 13 de Janeiro de 2019

Horários:

Das 9:00 h às 18:00h

DEPOIMENTOS

Leonardo Paredes (1° lugar da turma/primeiro semestre de 2017)

Completei recentemente o curso e saí bem satisfeito. Já sou cervejeiro há algum tempo, já fiz outros cursos. Novos desafios se apresentaram, além da eterna busca por evolução contínua, e senti a necessidade de dar uma reciclada, absorver a experiência de que já está há anos atuando no mercado de grandes cervejarias. Além de conhecimento robusto da ciência cervejeira, todos os professores tem no currículo a docência no SENAI de Vassoras/RJ, ou seja, também tem uma didática consolidada. Em outras palavras, tendo este curso à disposição, aqui no nosso Estado, não atinge a excelência cervejeira quem não quiser.

Marcelo Scavone (Escola da Cerveja), Frank Nohel (Agrária), Leonardo e Lígia Marcondes (professora do curso)

Emerson Bittencourt Ferreira (2° lugar da turma/primeiro semestre de 2017)

Achei um excelente curso! Diante de um renomado corpo docente, tive o privilégio de aprimorar meus conhecimentos e práticas fabris na produção de cerveja de boa qualidade, desde os cuidados com inspeção e armazenamento das matérias primas até a garantia de um excelente produto final, passando por minuciosos processos de fabricação, sanitização e controle de cada etapa produtiva! Concluí o curso satisfeito com o resultado! Sinto-me mais preparado para o mercado cervejeiro! Parabéns aos organizadores pela boa organização e pontualidade.

Marcelo, Frank, Emerson e Lígia

José Winiaver (3° lugar da turma/primeiro semestre de 2017)

É um excelente curso, com professores que conhecem muito o assunto e é aberto a troca de experiências dos alunos, melhorando o aprendizado.

Marcelo, Frank, José e Lígia

Arthur Mössner (3° lugar da turma/primeiro semestre de 2017)

O curso Avançado em Tecnologia Cervejeira me ajudou a esclarecer muitas dúvidas do meu dia a dia como cervejeiro. Foi fantástico ter tido aula com os melhores do ramo. O curso tem um ótimo equilíbrio entre a teoria e a prática. Recomendo a todos que atuam e pretendem atuar no ramo das cervejas!

Marcelo, Frank, Arthur e Lígia

O curso foi bom para consolidar os conhecimentos adquiridos nos cursos e oficinas que fiz anteriormente, A presença de tutores que atuam no mercado é ótima e agrega muito.

(Tiago Mateus Schneider – 1° lugar da turma/segundo semestre de 2017)

Curso maravilhoso, superou minhas expectativas. Professores com ótimo domínio dos conteúdos. As trocas de experiências e conhecimentos com certeza farão a diferença nas minhas brassagens.

(Michelle Vieceli – 3° lugar/turma segundo semestre de 2017)

Baita curso. Excelentes professores. Excelente conteúdo.

(Daniel Souza Baptista – turma segundo semestre de 2017)

Curso 100% satisfatório.

(Juliano Bauer – 3° lugar/turma segundo semestre de 2017)

De maneira geral, o curso atendeu plenamente as expectativas. Os professores, as instalações e a troca de experiências e informação entre todos os participantes foi muito boa. Parabéns Escola da Cerveja!

(Carlos Lopes Cabral – turma segundo semestre de 2017)

O curso trouxe novidades importantes que já estou aplicando no meu processo, além da troca de ideias com os colegas da área e esclarecimento de algumas dúvidas que eu tinha devido à informações de diferentes fontes, especialmente da internet.

(Fábio Gaetani Marrone –3° lugar/turma segundo semestre de 2017)

Gostei de todos os módulos. Assim como todos os cursos que já fiz na Escola da Cerveja, gostei muito e tenho certeza que vai contribuir para meu aperfeiçoamento profissional. Destaque para os professores, em especial o José, que é realmente excelente. Nota 10!

(Diego Dornelles da Silva – turma segundo semestre de 2017)

Todas as aulas muito boas.

(Miguel Milani – turma segundo semestre de 2017)

 

Muito satisfeito com o curso. Com o conteúdo, com o elevado conhecimento dos professores, com o desprendimento deles em nos auxiliar, especialmente fora dos dias de aula e com sua participação em quase todos os fins de semana, com o Marcelo representando a Escola da Cerveja. Ah! Não poderia deixar de falar da Débora e sua dedicação, além de agradecer a Colombina.

Vandré Borges Santana (1° lugar na turma de maio/2017 - Goiânia)

Quando soube que a Escola da Cerveja ofereceria seu "Curso Avançado de Tecnologia Cervejeira" aqui em Goiânia, fiquei logo atentado a fazer, mas também com muitas dúvidas. Será que eu - um paneleiro caseiro com alguma base teórica e apenas 30 brassagens de experiência prática - poderia tirar algum proveito de um curso como esse? A consulta que fiz a vários ex-alunos do curso sanaram minhas dúvidas.  O feedback foi sempre o mesmo: - Vale a pena demais!

Hoje sou mais um a incentivar todo e qualquer cervejeiro: - Não percam essa oportunidade!

Foram 60 intensas horas de aprendizado com mestres de altíssimo gabarito, profundos conhecedores tanto dos fundamentos clássicos quanto das técnicas e pesquisas mais avançadas da atualidade. Não menos importante foi o empenho dessa equipe em sanar cada dúvida e estimular as trocas entre alunos/cervejeiros com diferentes níveis de conhecimento e experiência prática. Agradeço imensamente à Escola da Cerveja, aos mestres e colegas por essa experiência! Agradeço também à Cervejaria Colombina por ter, de maneira tão generosa, abrigado o curso e oferecido suas instalações e profissionais para que o curso pudesse acontecer!

Guarany Leoncy de Lavor (2° lugar na turma de maio/2017 - Goiânia)

Muito satisfeito e honrado de ter participado desse curso com um grupo tão seleto e bacana!

Rodrigo Amorim Martins de Sá (turma de maio/2017 - Goiânia)

Muito bom mesmo! Curso de altíssima qualidade, em um local mais que adequado e com excelentes professores. Toda a equipe envolvida da Escola da Cerveja e da Colombina estão de parabéns. Muito obrigado e espero encontrá-los novamente.

Frederico Rodrigues Vinhal (turma de maio/2017 - Goiânia)

Curso intensivo, com grande carga de informação técnica e capaz de proporcionar uma visão profunda, estrutural e completa da atividade cervejeira. Professores, turma de alunos e profissionais da Cervejaria Colombina: tudo gente infinitamente ótima!!! Um abraço a todos!

José Paixão de Oliveira Gomes (turma de maio/2017 - Goiânia)

Só não gostei de uma coisa: sei nada de fazer cerveja! Professores dão show!

André de Oliveira Paiva (turma de maio/2017 - Goiânia)

MELHORES ALUNOS DA TURMA DE MAIO DE 2017 (CERVEJARIA COLOMBINA - GOIÂNIA)

1° lugar: Vandré Borges Santana

2° lugar: Guarany Leoncy de Lavor

3° lugar: Henrique Augusto Martins de Araújo

 

OBSERVAÇÃO: Valores válidos para curso na sede da Escola da Cerveja, para outras localidadades, consulte no e-mail: contato@escoladacerveja.com.br.

Compartilhar: